Sortelha

Localiza-se num cabeço granítico, inacessível pela vertente Sul. Integra o núcleo urbano da Aldeia Histórica, cercada pela linha muralhada. O castelo ocupa o local mais elevado no cimo de um penhasco isolado.

Em 1228, teve carta de foral (D. Sancho II) sendo essa a data provável da edificação do castelo. Em 1510, o foral foi renovado por D. Manuel e em 1527, foi elevado a cabeça de condado por D. João III a favor de Luís da Silveira, Guarda-mor do rei.

O perímetro urbano muralhado possui quatro portas. A Porta da Vila (ou do Concelho), a Este em arco quebrado e coberta com abóbada concordante.
A Porta Nova, no lado oposto (ou Porta Nova da Vila) com arco pleno e abóbada de berço.

A Porta Falsa, a Noroeste em arco-quebrado. Outra Porta Falsa a Sul, junto ao castelo com arcos no exterior e no interior.

Posto de Informação Municipal
271 751 040

Este é um castelo de montanha, românico e gótico, com intervenção manuelina. O perímetro urbano é de traçado ovalado irregular. A Cidadela está situada no lado exterior da cerca, com a Torre de Menagem, de planta quadrada no centro do recinto.
[Topo]
A Noroeste, localiza-se a Torre do Facho, perto da Porta Falsa. É uma Torre de planta quadrada e junto à Porta da Vila, encontra-se um torreão de vigia de planta circular e coroamento cónico. A Torre de Menagem, no centro da Cidadela tem planta quadrada e um piso.